20 set

Primeiro prédio de madeira do Brasil

predio-de-madeira

No dia 24 de agosto foi realizado em Araucária-PR o evento de montagem em tempo real do primeiro prédio com três pavimentos com tecnologia wood frame do país, pela empresa curitibana Tecverde Engenharia. Envolvendo painéis de madeira e tecnologia sustentável de ponta, as construções com wood frame apresentam vantagens no processo construtivo, ao reduzir principalmente o custo da obra e o tempo para entrega do empreendimento.

O projeto realizado na região metropolitana da capital paranaense envolve dois edifícios com 12 apartamentos, distribuídos em três pavimentos, com uma das torres finalizada em apenas 40 horas de montagem. O material predominante na construção é a madeira no formato de painéis, e apesar de muita desconfiança em relação à segurança estrutural do prédio, o resultado de anos de pesquisa e testes é um empreendimento seguro, sustentável e econômico – tanto em termos de material como de tempo de obra.

priscila_oliveira_fotos-7-1024x683

A empresa estima que a tecnologia de produção e montagem dos painéis permita uma construção de 45m² ser finalizada em apenas duas horas, com mão de obra de cinco pessoas. No caso de prédios, com uma equipe maior, será possível entregar a obra completa em poucas semanas. A Tecverde ainda destaca que a emissão de resíduos (uma das questões mais prejudiciais ao meio ambiente por parte da construção civil) é reduzida em 85% com o uso de tecnologias sustentáveis, e o uso de água na construção tem redução de 90%.

A estrutura, embora de madeira, conta com alicerces tradicionais de concreto, e paredes com camadas que envolvem materiais de isolamento acústico e placas de gesso resistentes ao fogo.

Fonte

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>