28 jun

Saiba como a posição solar influencia no valor do imóvel

Apartamento-Sol

A posição solar de um imóvel é importante para você? Isso interferiria na sua decisão de compra? Você pagaria mais caro por um imóvel com posição solar privilegiada? Prefere fugir dos raios solares ou aproveitá-los ao máximo? Essas questões devem ser pensadas antes da compra para que você tenha certeza de que fez um bom negócio ao escolher um apartamento tão aconchegante e agradável como o desejado.

Em anúncios de imóveis, muitos vendedores utilizam a expressão FACE NORTE como argumento de venda. Em lançamentos, inclusive, alguns apartamentos com essa orientação solar chegam a ser 5% mais caros em comparação aos outros imóveis com diferentes posições. Além disso, outros pequenos fatores climáticos que influenciem na vida do morador podem valorizar mais ou menos. Uma inclinação ao nordeste, que favoreça a entrada de vento, também pode ser um ponto positivo.

No hemisfério Sul, realmente, a orientação Norte apresenta algumas vantagens. Por exemplo, é a que permite maior incidência de raios solares quando realmente desejamos, ou seja, no inverno. “Nessa estação, compartimentos voltados para Norte terão sol todo o dia, o que é muito bom para mantê-los aquecidos” . Já nos meses de dezembro a janeiro, os cômodos com “face Norte” têm sol das 9h às 15h, aproximadamente. “Fica evitado o sol da final da tarde, proporcionando mais conforto térmico aos dormitórios durante a noite”.

Na hora de construir uma casa analisar a posição solar pode ser fundamental para um melhor conforto térmico. Recomenda-se que as salas de estar e jantar, dormitórios, gabinete de trabalho, considerados os principais da moradia, tenham aberturas para as orientações Norte, Nordeste e Leste.

download

A orientação Sul costuma ser problemática, pois não recebe sol durante o inverno e, no verão, os raios incidem somente nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde. Escolha voltar para essa direção apenas cômodos secundários ou de permanência transitória, como escadas, depósitos, garagem, entre outros.

Por último, as orientações Leste e Oeste apresentam características parecidas em relação à incidência dos raios solares, mas em horários diferentes do dia. A fachadas voltadas para o Leste recebem sol pela manhã. Já nas fachadas direcionadas para o Oeste, o sol bate à tarde. Ambientes voltados para o Oeste, no entanto, costumam ser mais quentes, já que o sol da tarde é mais intenso e deixa o imóvel com temperaturas mais altas à noite.

Sol-da-tarde-ou-da-manhã-qual-escolher-na-hora-de-comprar-seu-imóvel

Fonte

 

 

 

 

 

 

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>