02 dez

Perguntas que você precisa fazer antes de comprar ou alugar um imóvel

blog

Ao encontrar o imóvel dos sonhos, podemos esquecer de verificar alguns  detalhes que podem virar dor de cabeça depois de o negócio ser fechado . Documentos e manutenção predial são um dos tópicos que podem dar dor de cabeça aos novos proprietários.

Por isso, veja a seguir algumas perguntas sobre documentos e questões estruturais que precisam ser consideradas antes de comprar ou alugar um imóvel.

1. O que está incluso no valor do condomínio

A taxa referente aos gastos de condomínio é esquecida ou omitida com certa frequência, ainda mais quando se trata de aluguel. Costumam conter gastos com pessoal (zelador, equipe de limpeza e, principalmente, porteiros), além de luz, água e manutenções. Quanto mais serviço ofertado, maior a taxa.

2. Qual é a idade da construção

Edifícios e condomínios mais antigos, em geral, apresentam mais problemas estruturais, como eventuais rachaduras, vazamentos e pintura. Mas nem todo prédio antigo é velho – e por isso é importante questionar sobre problemas específicos.

3. O local já passou por reformas?

Seja casa ou apartamento, saber quantas e quais reformas foram realizadas é essencial quando se planeja adquirir um imóvel. A  falta de conservação dos imóveis é o principal fator de desvalorização. Além de falta de pintura, a não atualização das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias também causa depreciação.

4. A documentação está em dia?

Outro fator essencial nas negociações é checar os documentos , tanto do imóvel quanto da empresa ou pessoa que está vendendo o espaço.  A matrícula do imóvel atualizada, com a certidão de ônus (para detectar se o imóvel está penhorado ou hipotecado, por exemplo), a certidão negativa de impostos (principalmente o IPTU) e as certidões do vendedor (qualquer problema com a justiça trabalhista ou federal pode vincular e hipotecar o imóvel).

5. E  a vizinhança?

É imprescindível que os futuros novos moradores visitem o local. Além de poder ‘sentir o clima’ dos vizinhos, é uma oportunidade de conhecer a região onde o imóvel está localizado – se é próximo de zonas comerciais, hospitais, avenidas movimentadas. No caso de comércio, é interessante analisar se o tipo de oferta não ajuda a encarecer ainda mais o imóvel.

Fonte

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>