13 dez

O dia certo de montar a Árvore de Natal

como-decorar-casa-natal3

Todo ano é assim: ainda em outubro, as pessoas começam a desencaixotar a árvore, o presépio, as luzes e os papais-noéis. Mas você sabia que, pela tradição cristã, existe um dia apropriado para a começar a decoração natalina? O teólogo Robert Rautmann, professor de religião no Colégio Internacional Everest, explica que a data correta para enfeitar a casa é o primeiro domingo do Advento que, em 2016, cai em 27 de novembro. No ano passado, foi em 29 de novembro.

“O Advento é um período especial para o cristianismo, que compreende os quatro domingos anteriores ao dia 25 de dezembro. Nele, os cristãos preparam-se para a grande festa de Natal o nascimento de Jesus e lembram-se, também, que Ele um dia voltará.”

Da mesma tradição, acrescenta o teólogo, vem o costume de desmanchar a árvore e guardar os enfeites em 6 de janeiro, o Dia de Reis, que representa o encontro dos Reis Magos com o Menino Jesus. Portanto, se você ainda não preparou a casa para o Natal, domingo é a data perfeita para a tarefa. “Uma dica é envolver toda a família na montagem da árvore e da decoração. O trabalho é mais rápido e as crianças guardarão para sempre estes momentos!, ressalta Rautmann.

O coordenador do curso de Teologia da PUCPR, Cesar Leandro Ribeiro, recorda que as datas na Bíblia são sempre simbólicas. A adoção de 25 de dezembro como nascimento de Cristo aconteceu após a queda do Império Romano, quando o cristianismo passou a substituir festas pagãs por religiosas. “Existia uma festa de culto ao deus Sol, então, os cristãos adotaram a data, numa referência ao verdadeiro Sol, que é o Cristo.”

Embora tenha origem no cristianismo, o Natal é uma festa que entrelaça o fator religioso e o cultural, na opinião do professor de sociologia da PUCPR Lindomar Boneti. “No fator religioso, o símbolo se constitui num ritual de expressão de fé. No cultural, é uma construção que adotamos, trazemos de nossos antepassados. Na América, temos o Papai Noel, uma influência da expressão mercadológica.”

Fonte

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>