29 nov

Casa sustentável criada por brasileiros fica pronta em duas semanas

casa-sustentavel-e-de-baixo-custo-estudio-flume-2-medium-1002x564

Um protótipo de construção de baixo custo para pequenos produtores do Estúdio Flume foi o vencedor da edição 2016 do prêmio Call for Solutions, promovido pela Fondazione Giacomo Brodolini da Itália.

Participaram projetos de todo o mundo e critérios como o potencial para a criação de impacto positivo, o envolvimento entre comunidade local e ecossistema e a potencialidade de replicação foram levados em consideração. O projeto entrará agora em um período de incubação de 3 meses para ser desenvolvido.

O projeto brasileiro foi escolhido por oferecer um primeiro passo para desenvolver indivíduos e comunidades autossustentáveis e auxiliar na erradicação da pobreza em sua origem.

A equipe do Estúdio Flume observou as diversas funcionalidades do Babaçu, planta comum em regiões de forte êxodo rural, como no Maranhão, que oferece a madeira que reveste e protege a construção e serve como base para atividades econômicas como a extração de óleo e a fabricação de sabão. A ideia é que, quando levado para outras regiões do país, a madeira a ser usada seja a mais abundante no local e possível de ser trabalhada de forma sustentável.

blog-1

São 3 os pilares do protótipo: o uso de matérias-primas locais, de fácil acesso e baixo custo; agilidade na construção, que leva duas semanas e é modular, permitindo o crescimento das unidades e sua fácil replicação e o armazenamento de água das chuvas durante a estação úmida.

São previstos 46 metros quadrados de uma estrutura que fica acima do nível do chão para favorecer a ventilação. A cobertura do abrigo é dupla, criando colchões de ar para deixar o espaço mais fresco.

Para a captação da água da chuva, há vigas em “V” que direcionam o líquido para um reservatório. A ideia é que os produtores tirem proveito da situação de chuvas irregulares ao longo do ano e possam seguir com a plantação no período de seca.

Fonte

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>