14 jul

Built to Suit: Locação comercial sob medida

built-to-suit1

Opção para quem deseja investir no mercado de locação comercial, o “Built to Suit” vem conquistando cada vez mais adeptos. Conhecida também como construção sob medida, a modalidade refere-se ao contrato de aluguel que é vinculado à construção ou a grandes reformas do imóvel a ser ocupado pelo inquilino.

A modalidade demorou a decolar no Brasil porque não estava prevista na legislação. Uma mudança na Lei do Inquilinato, em dezembro de 2012, trouxe segurança jurídica a esse formato de negócio e impulsionou o segmento.

Nela, o locador investe na obra – e na aquisição do terreno, quando necessário –, que será realizada de acordo com as especificações e necessidades de operação do locatário. Em contrapartida, o inquilino se compromete a permanecer no imóvel durante um período que faça valer a pena o aporte realizado, o que torna a negociação vantajosa para ambos.

Esquema-Built-to-Suit

Nos casos em que o proprietário dispõe da área, mas não do capital necessário para a construção do empreendimento, ele ainda pode buscar ou receber a proposta de um sócio investidor para efetivar o negócio.

Built to Suit ganha espaço quando há necessidade de muitas adequações ou customização no imóvel alugado.Essa modalidade de locação é mais utilizada por empresas que oferecem serviços, como bancos, supermercados, farmácias, lanchonetes, hotéis, centros de educação e de saúde. É usada também no segmento de galpões e barracões para locação. Grandes empresas, que atuam em rede ou franquia, são as que mais têm aderido ao Built to Suit.

O inquilino não quer se descapitalizar e imobilizar os ativos em um   imóvel, pois esse não é o ramo dele. As empresas buscam o Built to Suit porque querem investir em seu próprio negócio. Também há o benefício tributário. Quem aluga pode deduzir o  valor dos impostos.

Quem constrói sob medida para alugar a um cliente específico tem a garantia de um investimento com retorno a longo prazo e locação segura e não se corre o risco de ficar meses com o imóvel parado esperando inquilino, sendo esses os principais atrativos do built to suit. Tais termos são garantidos pelo formato da locação, cujo contrato é assinado antes de o investimento ser realizado, e pelo prazo de ocupação do imóvel, superior a cinco anos.

O valor do aluguel varia de acordo com o tipo de empreendimento e a localização, mas em geral o retorno de uma locação nessa modalidade está em 0,7% e pode chegar a 1% do investimento.

Fonte

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>