08 jun

Boa localização é garantia de rapidez na revenda e valorização do imóvel

search for home

Rapidez na revenda e valorização a longo prazo. Essas são as principais vantagens de comprar um imóvel numa boa localização. Ainda que existam outros fatores que agreguem valor a um apartamento – como o projeto arquitetônico e a qualidade de acabamento , as características da região em relação à fluidez viária, silêncio, insolação e ventilação, segurança, arborização e infraestrutura de comércio e serviços são essenciais para a manutenção do patrimônio.

Em Curitiba, em função de sua configuração urbanística, essa avaliação de localização pode variar ao longo de uma única via estrutural, com ocupação diversa em cada área limítrofe. Um exemplo é a Avenida João Gualberto que, até o trilho do trem pertence ao Cabral e depois ao Bacacheri/Boa Vista, trechos em que são praticados valores diferentes, pela diferença de custo entre os terrenos em cada região. O adensamento do entorno e o valor do terreno impactam diretamente no preço de venda do imóvel. Hoje, o terreno compreende de 20% a 35% do custo direto da obra.

O Batel lidera o ranking de maior preço médio do metro quadrado privativo para os apartamentos de um, dois, três e quatro dormitórios em Curitiba, entre R$ 10.794,00 e R$ 13.729,00, conforme o último levantamento realizado pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR).

Às vezes, o terreno tem um ótimo potencial de implantação quanto às características positivas da localização, mas o seu custo de implantação é muito alto o que pode encarecer demais o preço do imóvel para a venda em relação ao poder de compra do público-alvo.

O mesmo rigor usado na seleção do terreno deve ser aplicado para o projeto arquitetônico, quanto a insolação, o dimensionamento dos cômodos e a qualidade de acabamento.

Conhecer a infraestrutura de comércio e serviços da região também é fundamental. “Isso inclui verificar a existência de equipamentos como escola, supermercado, panificadora, restaurantes, farmácias, bancos e até salões de beleza. A disponibilidade de comércio e serviços contribui inclusive para a mobilidade, evitando o uso do carro para atividades cotidianas. A opção por imóveis em vias arborizadas e com fluidez viária também contribui para a valorização do imóvel.

Foto: Divulgação
Fonte: Maria Emília Staczuk

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>