28 out

Benefícios e vantagens dos telhados verdes

detalhe-de-telhado-verde

Afirmar que os telhados verdes são uma das maiores tendências do paisagismo mundial é muito pouco frente aos inúmeros benefícios ecológicos que eles proporcionam às cidades e principalmente a seus moradores.

Com relação a questão ecológica, um dos primeiros benefícios que podemos citar sobre a utilização de telhados verdes é a melhoria da qualidade do ar nas regiões em que eles estão inseridos,  proporcionada pela produção de O2 pela fotossíntese e também pelo aumento da umidade do ar, resultante da transpiração das plantas e do armazenamento da água na estrutura do próprio telhado verde. Outros benefícios são:

  • a retenção de partículas de poeiras tóxicas decorrente da poluição ambiental
  • contribuem para a prevenção de enchentes, já que retém a água das chuvas que são, então, liberadas de forma mais lenta para as tubulações de águas pluviais
  • diminuem em 13 a 18 °C a temperatura da laje onde estão implantados, diminuindo também a temperatura do ambiente onde eles se encontram de 5,3 °C com um aumento da umidade do ar na ordem de 15,7%  A diminuição da temperatura da laje tem como consequência o aumento do conforto térmico no interior dos edifícios e a consequente redução do uso dos aparelhos de ar condicionado.
  • contribuem para a biodiversidade  da fauna, pois a presença de vegetação em centros urbanos trás de volta aves, insetos e borboletas, para locais que antes estavam áridos destes pequenos seres.

Quanto aos benefícios para a nossa qualidade de vida, são inúmeros. Os telhados verdes podem ser transformados em verdadeiros jardins sobre laje, com o plantio não apenas de grama ou outro tipo de forração, mas também de herbáceas, arbustos e até árvores. O efeito paisagístico, nestes casos, se soma aos efeitos ecológicos dos telhados verdes podendo-se criar novos espaços de convívio para a família e amigos ou para os funcionários da empresa.

beneficios-3

  • Outra forma de se utilizar um telhado verde é transformá-lo em uma horta e são inúmeros os exemplos pelo mundo afora de telhados que foram transformados em hortas comunitárias, com grande produção de legumes e hortaliças.
  • O isolamento acústico proporcionado pelos telhados verdes elimina a necessidade de custos adicionais com materiais para este fim e que se traduzem em economia financeira.
  • a falta de necessidade de manutenção da impermeabilização das lajes que ficam protegidas sob os telhados verdes reflete-se em uma boa economia financeira.

Os telhados verdes, quando bem projetados, com espécies ornamentais perenes adaptadas às condições climáticas do local têm um custo de manutenção muito pequeno. Também o seu custo de implantação, quando realizada com substrato adequado, ao ser comparado com os benefícios ecológicos, sociais e financeiros que proporcionam a médio e longo prazo é realmente algo muito interessante.

Fonte

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>