18 out

Alternativas para ter um apartamento sustentável

paulo-celles

Desde o século XX, devido às ações desmedidas do homem, a terra dá sinais de que precisa de atenção especial em seu ecossistema. Diante disso, surgiu uma demanda ecológica que atingiu diversos setores do mercado, inclusive o da construção civil. Muitos projetos trazem alternativas para amenizar as agressões ao meio ambiente e reconectar o seu humano com sua própria natureza. Este tipo de projeto se tornou tendência para o mercado da arquitetura.

O que muitos não sabem é que este modelo de arquitetura pode ser utilizado não somente em sobrados e casas, mas também em apartamentos. Para isso, basta realizar algumas mudanças em seu apartamento que irão ajudar não somente a sua carteira, mas também o planeta.

Para deixar o seu apartamento mais sustentável, separamos algumas dicas e sugestões.

1. LÂMPADAS

O primeiro passo para garantir que seu apartamento se torne eco friendly é optar por lâmpadas que consumam menos energia elétrica. Os principais modelos são: LED, fluorescente e as incandescentes. Os modelos de LED são os mais modernos e foram datadas como as lâmpadas do futuro. A sua principal vantagem é a economia no gasto de energia, se comparada às lâmpadas incandescentes, por exemplo, além da sua durabilidade. Porém, em contra partida, na hora de adquiri-las saem um pouco mais caras que as outras opções.

2. PAINÉIS SOLARES

Este é um investimento realmente elevado. Hoje são disponibilizados até créditos específicos para quem deseja ter painéis solares em casa. Porém o retorno deste investimento é altíssimo a médio e longo prazo, tanto para o planeta quanto para o seu bolso.

3. ECONOMIA DE ÁGUA

A água potável é um dos bens mais escassos do planeta, portanto prefira chuveiros com baixo fluxo.
Dica: quando for tomar banho, enquanto a água não esquenta, reserve-a em um recipiente e use para regar as plantas ou lavar roupa. Assim, você economiza água e ainda contribui com o meio ambiente. No caso das descargas, é possível encontrar modelos com dois fluxos de água, assim você pode utilizar somente a quantidade necessária.

4. ÁREA VERDE NO APARTAMENTO

Além de trazer benefícios estéticos à decoração do ambiente, ter plantinhas no apartamento pode ajudar a economizar energia elétrica, sabe por quê? Nos dias quentes, as plantas podem ajudar a regular a temperatura do ambiente e ainda reduzir o uso do ar condicionado ou do ventilador.

plantas-na-janela5. JARDIM VERTICAL NA VARANDA

Para varandas menores, as plantas suspensas são perfeitas! Prefira plantinhas com um tamanho reduzido e aposte na sua criatividade para escolher como irá suspendê-las. Uma boa pedida são os paletes ou vasinhos coloridos.

jardim-vertical

Ter uma horta vertical é uma atitude perfeita para deixar o seu apartamento ainda mais eco friendly. Você pode reciclar pequenos potes de vidro para colocar os frutos ou comprar alguns vasos específicos para este tipo de cultivo. Depois de escolher como vai plantá-las, é só fixar na parede ou em paletes de madeira.

Fonte

 

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>