04 nov

A “extinta” profissão de ascensorista

elevdor

O tempo passa e novas tecnologias são desenvolvidas, modificando costumes e processos de produção. As tecnologias de Informação, comunicação e automação tem a finalidade de permitir que os seres humanos possam desempenhar suas atividades de forma cada vez mais fácil, rápida e barata., desde sempre, a humanidade cria mecanismos para facilitar sua vida e toda tecnologia tem esse significado. O que mudou nos últimos tempos foi a velocidade com que isso acontece.

A cada novo paradigma, outros conhecimentos surgem para substituir os anteriores e, assim, muitos profissionais deixam de existir no mercado. Os motivos mais relevantes são que suas funções deixam de ser socialmente úteis, os trabalhadores são substituídos por máquinas ou, simplesmente, precisam evoluir até adotarem outra carreira ou serem absorvidos por outra ocupação.

A profissão de ascensorista, mais comum em um passado recente, se tornou rara com o avanço da tecnologia e o surgimento de elevadores modernos. O ascensorista é a pessoa encarregada de operar os elevadores de um edifício. Fica à disposição dos passageiros para ajudá-los no embarque e desembarque nos andares corretos. Atualmente, podemos encontrar esse profissional em alguns prédios, principalmente em shoppings, mas a frequência é cada vez menor.

No entanto, em prédios com grande circulação de pessoas, a presença de um ascensorista ainda é importante para agilidade e segurança dos usuários.

Fonte

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>